Condilomas acuminados são as verrugas genitais, também conhecidas como crista de galo, cavalo de crista ou figueira. É causado por uma infecção viral que possui mais de 100 subtipos diferentes de vírus (HPV). Porém, os mais relevantes para a Urologia são os subtipos 3 e 18 que são os mais comuns e o 16 e 18 que são os mais cancerígenos, evoluindo 30% dos casos para câncer de colo uterino em mulheres contaminadas.
É a doença sexualmente transmissível mais freqüente na atualidade e esta intimamente relacionada ao sistema imunológico do indivíduo, podendo ter seu período de incubação ou doença inativa de 2 semanas a vários meses ou anos.
As lesões podem não ser visíveis ao olho nu, necessitando estudos histológicos ou imunohistoquímicos para o diagnóstico definitivo. A suspeita clínica pode ser identificada por um exame realizado no consultório, chamado Penoscopia (exame simples e sem dor). Quando visíveis, podem surgir como pequenos pontos salientes isolados até lesões verrucosas tipo “couve flor”, rosadas e sem qualquer desconforto.
Existem vários tratamentos propostos para as verrugas genitais, podendo ser desde um procedimento hospitalar ambulatorial a um simples creme para aplicação domiciliar.
A avaliação, o diagnóstico e a melhor forma de tratamento deve ser orientada pelo seu urologista.
Agende uma consulta com Dr. Leonardo Dini e pratique sempre o “sexo seguro”!